Encontro de professores de jornalismo começa nesta quarta

Guilherme Carvalho - 23/11/2020 | 00:00:00

O 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo começa neste dia 25 de novembro. O evento reúne mais de 80 trabalhos inscritos e professores e pesquisadores da área de diferentes estados. As atividades ocorrerão remotamente, por meio de videoconferência e seguem até 28 de novembro. O encontro promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), é organizado pelos cursos de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM).

A conferência de abertura será ministrada pelo professor Eugênio Bucci (USP), que abordará “O ensino de jornalismo em tempos de crescimento das indústrias da desinformação”. O evento poderá ser acompanhado por live no Youtube (www.youtube.com/watch?v=rs-8KWn-x0c) e pelo Facebook (www.facebook.com/385135861501878/posts/4207088739306552/), a partir das 19 horas.

Segundo o presidente da Abej, Marcelo Engel Bronosky, o encontro possibilitará a realização de debates de propostas centrais para a qualidade de ensino em jornalismo. “Dentre os temas que pretendemos abordar está a nova tabela de classificação para cursos de jornalismo. Além disso, queremos debater e aprovar propostas que visam a defesa da formação superior na área como fundamento para uma sociedade democrática em um momento de ataques às instituições científicas e à área do jornalismo”, afirma Bronosky.

Estão previstas ainda mesas de debate com coordenadores de curso de jornalismo e reuniões institucionais para associados. Nas tardes dos dias 26 e 27 de novembro ocorrerão as apresentações de resultados de pesquisa e relatos de experiência nos Grupos de Trabalho (GPs). Ao final do evento também será eleita a nova diretoria da Abej.

A programação completa pode ser conferida em https://abej19enpj.wixsite.com/jornalismo/copia-inscricoes.

Eventos preliminares

Nas últimas semanas foram realizados vários debates por meio de lives promovidas pela Abej como preparatórias para o 19º ENPJ. Foram realizados 6 “esquentas”, transmitidos ao vivo pelas redes da Abej.

Reagendamento

O 19º ENPJ ocorreria em abril de forma presencial, mas devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e reorganizado para o formato online.