Encontro da ABEJ elege nova diretoria

Guilherme Carvalho - 30/11/2020 | 00:00:00

O 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo encerrado no último dia 27, elegeu os novos diretores da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) para o biênio 2021-2022. O novo presidente da associação é o professor Erivam de Oliveira, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Ele assume a vaga no lugar de Marcelo Bronosky. Confira aqui a lista completa dos eleitos. O evento reuniu mais de 100 professores de diferentes estados e instituições de ensino e foi organizado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com a ESPM-SP.

"Temos um grande desafio pela frente porque o jornalismo e o ensino de jornalismo enfrentam uma conjuntura muito desfavorável, tendo em vista as políticas governamentais e as transformações no mercado de trabalho. Mas estamos avançando para um momento diferente. Este encontro marca o fortalecimento das relações da ABEJ com a SBPJor (Sociedade Brasileira de Ensino de Jornalismo) e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). Vamos também, procurar fortalecer a ABEJ, aumentando o número de associados com atividades mensal, com palestras e ou capacitação que possa contribuir com nossos associados em seu dia-a-dia em sala de aula", afirma Oliveira.

Os associados também aprovaram a Carta de São Paulo, que expressa as preocupações e ações a serem desenvolvidas nos próximos anos. O documento destaca as ofensivas do presidente Jair Bolsonaro contra o jornalismo e a pesquisa e denuncia a adoção de sistemas robotizados por instituições privadas de ensino superior para substituir docentes. 

Classificação dos cursos
 
Outra questão relevante aprovada na carta diz respeito à classificação dos cursos de jornalismo apresentada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais (INEP) neste ano. A questão preocupa os professores já que desvincula cursos de comunicação da área comum a de jornalismo e desconsidera a nomenclatura de jornalismo confundindo-o com comunicação. O assunto rendeu uma mesa de debate durante o evento, apresentada pelos professores Edson Spenthof, Eduardo Meditsch e Marcelo Bronosky. A live pode ser conferida clicando aqui.
 
Também foram realizadas apresentações de trabalhos em grupos de pesquisa. Cerca de 80 relatos de experiência e comunicações foram apresentadas remotamente e ao vivo pelos inscritos no encontro. As participações ocorreram por meio de videoconferência nas tardes dos dias 26 e 27. Na abertura do evento, no dia 25, o professor Eugênio Bucci fez uma conferência a respeito do papel do jornalismo e a desinformação. O conteúdo completo pode ser conferido clicando aqui.
 
A posse da nova diretoria deve ocorrer em breve. Os anais do evento serão publicados em algumas semanas, bem como serão enviados os certificados aos participantes por email.
 
O evento estava agendado inicialmente para ocorrer em abril deste ano, de forma presencial. Devido à pandemia de coronovírus, o encontro teva a data transferida e também adaptado para o formato remoto.