Nota de Pesar pelo falecimento do professor Dr. José Marques de Melo

- 20/06/2018 | 00:00:00

A diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo - ABEJ comunica e lamenta o falecimento do professor e pesquisador Dr. José Marques de Melo ocorrida em São Paulo neste 20 de junho. 
Os associados da ABEJ, os professores de Jornalismo, pesquisadores, profissionais têm, na pessoa de José Marques de Melo, um imensa gratidão e reconhecimento. A história do Jornalismo neste país passa, necessáriamente, pelo professor Marques de Melo.
Imprescindível marcar o grande trabalho em prol da ABEJ, inicialmente num Seminário para Qualificação de Professores de Jornalismo organizado por ele e por Alberto Dines na Unicamp. Dessa semente nasceu os primeiros “fóruns” de professores de jornalismo no âmbito do Congresso da Intercom e em seguida, em 2001, quando da realização do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em Campo Grande, a estrutura como entidade, fundada no Encontro de 2004 em Florianópolis. O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, hoje ABEJ, tem o professor José Marques de Melo como seu grande fundador. Cabe lembrar também a homenagem realizada pela Universidade Católica de Pernambuco e pelo FNPJ com o título de Doutor Honóris Causa em 2010 no 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. 
A pessoa marcante do professor José Marques de Melo inspirou e motivou a todos nós na busca pelo desenvolvimento do jornalismo e nas pesquisas que promoveram o jornalismo como campo de conhecimento.
No Brasil, sem qualquer dúvida, o Jornalismo se tornou e se consolidou como campo de conhecimento a partir da forte contribuição do professor José Marques de Melo.
A ele nossa profunda, alegre e grande homenagem!
Viva José Marques de Melo!