Universidade Federal de Tocantins receberá 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Coordenação Local/Nacional - 20/09/2017 | 20:45:00

Tem início os preparativos para a 17º edição do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), agendado o final do mês de abril de 2018, na Universidade Federal de Tocantins (UFT), Palmas. Realizado tradicionalmente a cada dois anos, é a primeira vez que UFT recebe o principal evento sobre ensino do jornalismo do País, reforçando as interfaces regionais.

Promovido pela Abej - Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo, antigo FNPJ, em parceria com o curso de jornalismo da UFT, o evento deste ano está confirmado para os dias 17, 18, 19 e 20 de abril.

A organização local está a cargo das professoras Marluce Zacariotti e Lucia Helena Pereira, com apoio dos colegas do curso de Jornalismo e do mestrado em Comunicação. "O evento é uma grande oportunidade para pensarmos o mundo do trabalho do jornalista e nossas próprias práticas. Além disso, o fato de ser em Palmas, na região Norte, instiga outros debates muito importantes como o das assimetrias regionais, que impactam na pós-graduação e mesmo na produção dos docentes. Penso que teremos um encontro muito produtivo", destaca Marluce Zacariotti, uma das coordenadoras locais.

 

O tema desta edição O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público tem por objetivo refletir sobre o cenário de mudança do jornalismo e seus impactos na formação superior na área no país.

 

“O jornalismo está passando por transformações, tanto na forma de se organizar, quanto nas práticas discursivas, passando por seus modos de relacionamento. Precisamos estar atentos a essas alterações, refletindo e analisando seus impactos no ensino do jornalismo no Brasil”, analisa o presidente da Abej, Marcelo Engel Bronosky.

 

Já estão confirmados para evento o Pré-Fórum da Fenaj; o tradicional Encontro Nacional de Coordenadores de Curso com a presença de representantes do MEC/Inep. Neste momento a ideia é discutir questões relativas processos de avaliação dos cursos de jornalismo. O evento contará ainda com a 13ª edição do Ciclo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Jornalismo, onde os professores, profissionais e estudantes poderão apresentar pesquisas e trocar experiências com colegas de várias partes do Brasil.

 

Para mais informações, acompanhe nosso novo site: www.abejor.org.br