Abej oferece Ciclo de debates “Ensino do jornalismo em tempos de pandemia”

- 02/06/2020 | 10:58:00

A realidade imposta pela pandemia, de isolamento social, tem exigido das associações acadêmicas, cursos e programas de pós-graduação, ações no sentido de refletir as implicações deste momento em suas atividades e na sociedade.  Ações oferecidas remotamente, em especial, pela internet.  Nesta direção, a Abej passa a oferecer um programa de encontros com o objetivo de discutir os efeitos da pandemia no ensino do jornalismo brasileiro. O primeiro, com o tema “Os desafios do EAD”, está marcado para a quinta-feira (04/06), às 16 horas, com a participação dos professores Edson Spenthof (UFMT), Marcelo Bronosky (UEPG/Abej) com a mediação de Guilherme Carvalho (Uninter/Abej) através do canal da Abej no Facebook http://abre.ai/bbnS.

“A situação da pandemia tem pressionado a maioria das Universidades e cursos a adotarem práticas remotas de ensino, pesquisa e extensão. Torna-se necessário discutir essa realidade, mesmo por que o futuro será diferente também para o ensino de jornalismo”, afirma Marcelo Bronosky, presidente da Abej.

Os encontros reunirão convidados da área do ensino, profissionais e pesquisadores do jornalismo.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Ciclo de debates “Ensino de jornalismo em tempos de pandemia” discutirá “A exploração do trabalho docente em jornalismo em tempos de Pandemia” dia 16 de junho, terça-feira.

No próximo dia 30/06, o debate será coordenado pelo professor Silvio Barbosa (UFPI/Abej) com o assunto o “Ensino de telejornalismo em tempos de Pandemia”.

Na sequência, dia 07/07, o debate estará sob a responsabilidade de Erivam Oliveira (ESPM-SP/Abej), com o assunto o “Ensino de Fotojornalismo em tempos de Pandemia”.

Dia 21/07, a organização do Ciclo de debates será do professor Marcel Cheida (PUc-Campinas/Abej), com o tema “A ensino da ética jornalística em tempos de Pandemia” .

Por último, o professor Gerson Martins (UFMS/Abej) coordenará o debate com o tema “O ciberjornalismo em tempos de Pandemia” dia 04/08.

As reuniões terão inicio às 16 horas com um tempo máximo aproximado de 40 minutos através do endereço http://abre.ai/bbnS no canal da Abej no Facebook. Outros encontros estão sendo programados. Participe!