Envio de trabalhos para o 19º ENPJ segue aberto até 25 de outubro

Marcelo Engel Bronosky - 31/07/2020 | 15:30:00

Evento acontece entre os dias 25 a 27 de novembro no formato remoto

Após a confirmação do 19º ENPJ no formato remoto, a Diretoria Científica da Abej reabriu o sistema para envio de trabalhos até dia 25 de outubro. “Os artigos aprovados submetidos anteriormente estão garantidos”, informa Guilherme Carvalho, Vice-diretor Científico. As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://soac.abejor.org.br/?conference=index&schedConf=index&page=index&op=index

Os interessados podem encaminhar os trabalhos para uma das duas modalidades: Comunicação Científica e Relatos de Experiência, direcionadas para um dos cinco Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial eletrônicos e impressos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.

O 19º ENPJ terá como tema "O Ensino do Jornalismo como instrumento de defesa para uma sociedade democrática". O objetivo é reunir docentes e discentes para refletirem, trocarem experiências e resultados de pesquisa, ensino e extensão, com o objetivo de promover a qualidade na formação superior em jornalismo no Brasil.

Além das apresentações de trabalhos, também estão previstas palestras, lançamento de livros e painéis de debates. A programação, ainda em fase de ajuste, pode ser conferida em site do evento: https://abej19enpj.wixsite.com/jornalismo .

Entre os temas que serão discutidos no evento estão O modelo de EAD na formação superior no Brasil: dilemas e recuos;  A prática do Jornalismo em favor da democracia, entre outros

Segundo a coordenação, a programação inicial está passando por ajustes, considerando as características do formato a distância. “A agenda precisou ser ajustada, já que algumas atividades como oficinas, por exemplo, tem dificuldade de ser ofertada no modelo a distância”, avalia Erivam Oliveira, Vice-presidente da Abej e um dos coordenadores do evento. Além disso, e para não sobrecarregar os participantes nos dias do encontro vitual, a organização decidiu distribuir as mesas de debates ao longo das semanas que antecedem o evento. “A ideia é garantir o máximo possível os espaços de discussão sem pesar para os participantes”, pondera Erivam.

O Encontro deste ano é uma organização dos docentes de jornalismo da ECA/USP e da ESPM de São Paulo.

Mais sobre o ENPJ

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) (antigo FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), desde 1995.

Diversos eventos compõem a programação do 19º ENPJ, a saber: 15º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 10º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 15º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.