Formação em Jornalismo e questões de Gênero: Práticas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Curitiba e Ponta Grossa/PR

  • Bruna Aparecida Camargo
  • Karina Janz Woitowicz
Palavras-chave: Estudos de gênero. Diretrizes Curriculares. Ensino de Jornalismo. Pesquisa. Extensão.

Resumo

A partir de pesquisa realizada junto aos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR sobre o tratamento das questões de gênero na formação profissional, o artigo discute a temática de gênero sob a luz das Novas Diretrizes Curriculares de 2013, que norteiam os projetos pedagógicos das instituições. Um retrato das práticas de ensino, pesquisa e extensão, resultante de questionários aplicados a coordenadores(as) e professores(as) de cursos de sete instituições (Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Grupo Educacional OPET, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro Universitário Autônomo do Brasil, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Faculdades Secal), é apresentado para debater a importância do tema na formação em Jornalismo.

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Camargo

Mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG – Paraná).

Karina Janz Woitowicz

Doutora, professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da (UEPG).

Referências

ALSINA, Miguel Rodrigo. A construção da noticia. Petrópolis: Vozes, 2009.

ANTONIOLI, M. E. Diretrizes Curriculares e cursos de Jornalismo: a formação do jornalista à luz da legislação educacional. REBEJ, Brasília, v. 4, n. 15, p. 182-197, jul./dez. 2014.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 23 set. 2018.

BRASIL. Resolução n. 1, de 27 de setembro de 2013. Institui as Diretrizes Curriculares Naci-onais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, DF, 2013. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&Itemid=30192>. Acesso em: 2 abr. 2017

BRASIL. Decreto. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária (2011-2020), 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7116-pl-pne-2011-2020&Itemid=30192>. Acesso em: 23 set. 2018.

CUNHA, K. M. R. da. Não se faz mais jornalistas como antigamente: reflexões sobre a for-mação do profissional hipermídia. REBEJ, Brasília, v. 5, n. 17, p. 159-171, jul./dez. 2015.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. In: Fórum de Pró-Reitores de Ex-tensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras (FORPROEX). Manaus, AM, maio 2012. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

IMPERATORE, Simone L. B; PEDDE, Valdir. “Curricularização” da extensão universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública. In: XIII CONGRESO LA-TINOAMERICANO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA, Havana, 2015. Disponível em: <http://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br/files/2016/06/1_Artigo_Curricularizaca_da_Extensao_Universitaria_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, vol. 20, n. 2, pp. 71-99, jul./dez. 1995.

SILVA, Márcia Veiga da. Masculino, o gênero do jornalismo: modos de produção das notícias. Florianópolis: Insular, 2014.

TUCHMAN, Gaye. Making news: a study in the construction of reality. London: The Free Press, 1980.

Entrevistas

ALVETTI, Celina. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

BASÍLIO, Eliane. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

BECKER, Maria Lúcia. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

BIANCHI, Graziela Soares. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jorna-lismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Cu-ritiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

BORDINHÃO, Filipe. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

BOZZA, Gabriel. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

CÂMARA, Uipirangi Franklin da Silva. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalis-mo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

CAMARGO, Paulo. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2017.

CELINSKI, Giovana Montes. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jorna-lismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Cu-ritiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

CORDEIRO, Maria Fernanda. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jor-nalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

COSTA, Helton. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Gros-sa, 2017.

COSTA, Rosa Maria Dalla. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jorna-lismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Cu-ritiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

DANCOSKY, Andressa Kikuti. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jor-nalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

FERNANDES, José Carlos. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jorna-lismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Cu-ritiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

KONDLATSCH, Rafael. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalis-mo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curi-tiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Gros-sa, 2017.

LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalis-mo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

MALFATTI, Ligiane. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

MIRA, Ana Paula. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

MONTIPÓ, Criselli. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

NAVARRO, Luciane. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

PONTES, Felipe Simão. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalis-mo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curi-tiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Gros-sa, 2017.

PRUDENCIO, Kelly. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

RIBEIRO, Regiane. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

ROCHA, Paula Melani. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

TAVARES, Camilla. Entrevista concedida ao Projeto “Gênero e formação em Jornalismo: um retrato do tratamento das questões de gênero nos cursos de Jornalismo de Curitiba e Ponta Grossa/PR”, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

Publicado
2018-12-27
Seção
Artigos