Debilidades e lacunas na formação para pesquisa nas graduações em Comunicação e Jornalismo: estudo comparativo entre Portugal e Brasil

  • Patricia Weber
  • Jorge Pedro Sousa
Palavras-chave: Ensino em Jornalismo. Pesquisa Científica. Monografia. Currículo.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa em curso que tem como objetivo analisar os encaminhamentos processuais e metodológicos na produção de monografias nos cursos de Jornalismo e Ciências da Comunicação em universidades brasileiras e portuguesas. As diferenças entre as estruturas curriculares de quatro instituições, de ambos países, serão apresentadas, apontando para a inserção de disciplinas relativas a preparação para a pesquisa nos cursos de graduação. O comparativo, porém, indica uma lacuna na formação de pesquisadores na área da Comunicação Social no âmbito da graduação.

Biografia do Autor

Patricia Weber

Doutoranda em Ciências da Informação, especialidade Jornalismo e Estudos Mediaticos na Universidade Fernando Pessoa (UFP - Portugal).

Jorge Pedro Sousa

Doutor, agregado (livre-docente) em Jornalismo/Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008). Professor catedrático de Jornalismo da UFP.

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Publicado
2018-12-27
Seção
Relato de Experiência