Uma aula de jornalismo

  • Luciano Victor Barros Maluly
Palavras-chave: Dennis de Oliveira. Emancipação. Formação de comunicadores. Jornalismo. Paulo Freire.

Resumo

Esta resenha é sobre o livro “Jornalismo e Emancipação - uma prática jornalística baseada em Paulo Freire” (Appris, 2017) do professor e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Dennis de Oliveira. A obra retrata a influência do pensamento freireano, bem como de outros intelectuais, especialmente Oscar Jara Holliday e Zygmunt Bauman, sobre o atual jornalismo praticado no Brasil. A análise possibilita um debate sobre a formação e a profissão do comunicador, incluindo a dos professores universitários.

Biografia do Autor

Luciano Victor Barros Maluly

Doutor, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP)

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

OLIVEIRA, DENNIS DE. Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire. Curitiba: Appris Editora, em 2017.

____________________. Bauman: ‘Para que a utopia renasça, é preciso confiar no potencial humano de reformar o mundo’. Entrevista com Sygmunt Bauman. Revista Cult, São Paulo, N⁰ 138, São Paulo, 2009. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/bauman-para-que-a-utopia-renasca-e-preciso-confiar-no-potencial-humano-de-reformar-o-mundo/ Acesso em: 16 ago. 2017.

BREGANTINI, Daysi & ANDRADE, Wellington (ORGs.). Cult 20 anos – Melhores Entre-vistas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

Publicado
2018-12-27
Seção
Resenha