Sistema Eletrônico de Administração de Conferências


17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

O 17º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (17º ENPJ), o primeiro promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), será realizado entre os dias 18 a 20 de abril de 2018, em Palmas (TO). A organização local do 17º ENPJ está sob a responsabilidade do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Vários eventos compõem a programação do 17º ENPJ entre eles o 13º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj); o 8º Encontro FNPJ de Coordenadores de Curso de Jornalismo e o 13º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além deles, estão previstas atividades como lançamento de livros, painéis de debates e programação cultural.

O Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) é promovido bienalmente pelo com a finalidade de reunir docentes e discentes da área para refletir, trocar experiências e resultados de pesquisas sobre o ensino e a extensão na formação do jornalista. No 16º ENPJ, realizado e Goiânia, em 2016, foram aprovadas mudanças no estatuto da entidade, não apenas no nome da Entidade, mas também a atuação, que passa a representar não apenas professores, mas estudantes e entidades envolvidas com o ensino do jornalismo no Brasil.

No 16º ENPJ, realizado e Goiânia, em 2016, foram aprovadas mudanças no estatuto da entidade, não apenas no nome da Entidade, mas também a atuação, que passa a representar não apenas professores, mas estudantes e entidades envolvidas com o ensino do jornalismo no Brasil.

Acessar a conferência

8º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo

O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público

PROGRAMAÇÃO

06/10 – Sexta-feira 17h00 – Encontro de Coordenadores de Cursos de Jornalismo Tema: Estágios curriculares obrigatórios e a formação do jornalista

Mediação: Prof. Dr. Rafael Fonseca (Coord. Curso de Jornalismo do Mackenzie) Expositores: Jornalista Paulo Zochi (Presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo) e Prof. Paulo Roberto Botão (Secretário Geral da Abej e Coord. do Curso de Jornalismo da Unimep)

19h - Abertura Oficial do Encontro 19h30 – Palestra com o jornalista Paulo Sivestre

07/10 – Sábado 09h30 – Mesa Redonda com o tema “O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público” Mediação: Profa. Dra. Maria Elisabete Antonioli (Coord. Curso de Jornalismo da ESPM/SP)

Expositores: Profa. Dra. Patrícia Rangel (Coord. Curso de Jornalismo da Faculdade Rio Branco), Prof. Dr. Rafael Fonseca (Coord. Curso de Jornalismo do Mackenzie) e Profa. Dra. Márcia Avanza (coord. de Jornalismo da Fapcom)

13h30 / 15h45 – Apresentação de trabalhos dos GPs, Atividades de Extensão, Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo, Pesquisa na Graduação, Produção Laboratorial/Eletrônicos, Produção Laboratorial/Impressos, Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino

16h00 – Assembleia com associados e encerramento

Prazo para submissão de trabalhos: 11 a 29 de setembro

Promoção: FNPJ/Abej – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo Realização: Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Acessar a conferência

4º Encontro Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo

Associação Brasileira de Jornlaismo (Abej/FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no Ciclo Regional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em Curitiba – Paraná, entre os dias 26 e 27 de outubro de 2017.

O tema deste evento será "O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público".

Trata-se de um assunto fundamental para o futuro do jornalismo, principalmente num cenário de crise política e econômica com o brasileiro. Somam-se a isto, os impactos das novas tecnologias no fazer jornalístico, transformando as certezas em dúvidas. Diante desta realidade, torna-se central avançarmos nas reflexões a fim de colaborar efetivamente com a formação superior na área.

Acessar a conferência

7º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo

7º Encontro Paulista de Professores/Professoras de Jornalismo (7º EPPJ)
DATA: 20 a 21 de maio de 2016

TEMA: Credibilidade perdida: a ética na cobertura jornalística política

LOCAL: Unesp, câmpus de Bauru

REALIZAÇÃO:
FAAC/Unesp – Departamento de Comunicação Social (DCSO)

FNPJ - Fórum Nacional de Professores de Jornalismo

 

Acessar a conferência

16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Reunir docentes dos Cursos de Jornalismo das IES brasileiras para debater e refletir sobre questões inerentes à formação do jornalista, no que tange a ensino, pesquisa e extensão.

Acessar a conferência