7º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo

Edições anteriores da Conferência

7º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC)
Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01
Bairro: Vargem Limpa
17033-360 - Bauru, SP
PABX: (14) 3103-6000
Bauru, BR

junho 21, 2016 – junho 21, 2016

7º Encontro Paulista de Professores/Professoras de Jornalismo (7º EPPJ)

DATA: 20 a 21 de maio de 2016


TEMA: Credibilidade perdida: a ética na cobertura jornalística política

Mídia partidarizada, fontes tendenciosas, âncoras e colunistas direcionando a leitura de versões suspeitas sobre situações políticas, e o jornalista no meio, entre propostas arbitrárias – contrárias ao interesse público e à legalidade  –  e as que defendem o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito. Em meio a sucessivas estratégias claramente ordenadas para o alcance de objetivos bem definidos, os meios de comunicação mais influentes e com maior alcance pressionam os jornalistas, selecionam pautas e escolhem criteriosamente as fontes de forma que a cobertura jornalística sirva mais para turvar a compreensão do contexto do que para que haja clareza.

E é justamente a clareza o essencial na redação de notícias. Sobretudo, quando a função social do jornalista é compartilhar informações com ética para que o público possa exercer seu livre arbítrio. A responsabilidade social do repórter depende da seriedade com que o profissional escolhe as fontes a serem consultadas, com base nas competências de cada uma para que fique claro ao público o que está acontecendo. E há que se cuidar para que não se reproduza a polarização que reduz a capacidade de percepção da conjuntura. Cabe ao jornalismo esclarecer com honestidade, e não tentar manipular a opinião pública.

De acordo com as propostas do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), sintonizadas com as preocupações das escolas de jornalismo, os encontros regionais são oportunidades de reflexão sobre o exercício da profissão. Assim, considerando-se o momento depreciativo que enfrentam os repórteres brasileiros, a temática “Credibilidade em Risco: Ética na Cobertura Jornalística Política” torna-se oportuna para que se revejam as práticas jornalísticas e as possibilidades de regulação dos meios com base no direito à comunicação de boa qualidade.

Sediar o 7º Encontro Paulista de Professores de Jornalismo é uma honra para o Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Que esse encontro de ideias seja proveitoso a todos!



LOCAL:

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC);

Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp); câmpus de Bauru-SP

REALIZAÇÃO:
FAAC/Unesp – Departamento de Comunicação Social (DCSO)

Universidade do Sagrado Coração (USC)

FNPJ - Fórum Nacional de Professores de Jornalismo


APOIO:

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Federação Nacional de Jornalismo



PATROCÍNIO:

Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ)

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI!!

SUBMETA SEU PAPER AQUI!!

 

MODELO RESUMO EXPANDIDO

SUBMISSÃO PRROGADA ATÉ 15 DE MAIO

 

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .